sábado, 28 de julho de 2012

Os Recursos midiáticos no Ensino da Geometria



Introdução
Projeto idealizado pelos professores Eusébio Elias Sampaio, Ionê Pereira Lacerda, Jeferson Sousa Pereira, José Gonçalves dos Santos, focando o uso dos recursos midiáticos no ensino da Geometria, aplicado nos anos:6º ano E, 7º ano C, 7º ano E e 8º ano D do ensino fundamental da escola Dr. Fernando Sá Miranda, localizada na cidade de Macarani – Ba.
Na luta pelo processo inclusão digital nas escolas públicas, esta é uma contribuição importante, levando o aluno ao interesse pelo aprendizado, o uso desses recursos tanto por parte do professor que assim traz a oportunidade de uma aprendizagem significativa pelos educandos, esclarecendo-os como acontece seu crescimento mental através da transdisplinariedadeentre tecnologia e a matemática. Quanto pelo aluno que tem a oportunidade manusear um computador por exemplo. Esse contato desperta nele a curiosidade, a criatividade e a persistência em querer fazer parte daquele grupo.
O uso de recursos como: computadores, Internet, vídeo, projetor, transparências, data-show, câmera digital, laboratório de informática no ensino da matemática em geral, desenvolve no aluno o senso crítico, e a compreensão prática da importância que a tecnologia tem para o desenvolvimento humano.
Justificativa
Assim como os recursos tecnológicos tem merecido pouca atenção no ensino da matemática, a geometria tem sido um tema pouco explorado em sala de aula. Mas quando tanto os recursos midiáticos quanto a geometria são trabalhados de forma criativa, ela empolga os alunos. Neste projeto aparecem muitas formas de visualizar os poliedros envolvendo suas formas geométricas e características, permitindo aos alunos imaginar e interpretar as diferentes imagens, que julgamos ser um ótimo passo para que eles aprendam a identificar quadrados, círculos, retângulos e triângulos nos objetos, conhecer as diferenças entre uma figura plana e um sólido e saber usar em sua vida o conteúdo visto em sala de aula. O computador e a Internet são usados como instrumento de aprendizagem para pesquisa, reflexão, depuração das informações e produção de trabalhos.
Atualmente a tecnologia tem contribuído com novas maneiras de se expressar e de se relacionar. Além de ser um poderoso veículo de informações, possibilita também novas formas de produção do conhecimento, de certa forma acentuando a barreira entre os que podem e os que não podem ter acesso a ela. A escola pode contribuir para diminuir diferenças e desigualdades, cumprindo sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade.

Objetivos.
Objetivo Geral
Fazer uso dos recursos midiáticos no ensino da geometria
Objetivos Específicos:
* Identificar as características, as arestas, as faces e os vértices de um poliedro.
* Planificar um poliedro.
* Aprender a calcular o Perímetro, o Volume ea área da superfície de um poliedro.

RECURSOS
Barbante, Câmera fotográfica, Canudo, Cartolina, Cola, Compasso, Computador, Data-show, Esquadro, Internet, Livros, Metro, Piloto, Quadro branco, Régua e Transferidor,

METODOLOGIA
Em um primeiro momento todos os alunos das séries mencionadas anteriormente foram reunidos no auditório da escola com a finalidade de assistirem uma palestra inicial, foi nossa abertura do projeto, onde foi explicado para eles, o projeto em sim sua importância, sua aplicabilidade na vida prática e a importância dos recursos midiáticos no ensino da geometria.
Na oportunidade foi usado o computador, o data-sohw, aparelho de som e câmera fotográfica digital, quando foi realizada uma abordagem sobre a importância do uso computador na escola, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem do aluno, se este fizer uso da maquina de modo consciente para suas pesquisas na grande rede.
Trabalhamos a geometria, seus conceitos e utilidades, assistiram um vídeo sobre as figuras geométricas e suas formas. Quando foi questionado aos aluno para olharem em volta e apontar algo que não tivesse uma geométrica mostrada no encontro. Foi motivo de algumas intervenções por parte dos estudantes, despertando a curiosidade e o interesse em desenvolver o projeto.
Em sala de aula foi desenvolvida uma aula expositiva e leituras em livros, bem como a identificação de figuras geométricas, as características de um poliedro:suas arestas suas faces seus vértices, as fórmulas e os métodos de se calcular a área de superfície, o volume e o perímetro dos poliedros. Osalunos desenvolveram uma tarefa para casa que consistiu em: alguns deveriam medir os lados do quintal de sua casa fazer um croqui e calcular a área e o perímetro do lugar. Outros deveriam informar quantos cômodos tinham na sua casa, medir os lados da sala da residência e realizar o calculo da área de superfície, outros ficaram responsáveis em pesquisar o preço do metro de cerâmica nas lojas da cidade, para um debate no próximo encontro.
Ainda em sala de aula ao que nós chamamos de aula prática, foi realizado um debate sobre os dados anotados de toda a turma, o instrumento usado para medir, se aquele era o instrumento adequado, comentou-se os erros como fonte de aprendizagem, realizamos medidas tanto do ambiente escolar, quanto de alguns alunos, calculando distâncias e noções básicas dos sistemas de medidas.
A oficina foi um momento prazeroso, por instrução do professor trouxeram de casa a planificação de sólidos geométricos, e na sala recortaram e colaram suas arestas, construindo assim várias figuras geométricas. Em seguida o professor verificava de mesa em mesa se os alunos sabiam o nome dos poliedros construídos, se identificavam suas partes ou se tinham alguma dificuldade.
No encerramento do projeto fizemos uma atividade bastante gratificante, dividimos a sala em dois grupos, um grupo composto somente de homens e outro só com mulheres, realizamos uma disputa – Homens X Mulheres – um representante do grupo era questionado sobre determinado item, os colegas não poderiam ajudá-lo, não acertando passaria para o outro grupo, cada pergunta valia dois pontos, se o outro grupo não acertasse voltaria para o grupo inicial valendo um ponto, não ocorrendo acerto, todos deveriam pegar seu material e desenvolver uma atividade rápida sobre o assunto. Com orientação do professor. Nessa disputa o melhor grupo garantia meio ponto na avaliação da unidade, houve bastante interesse por parte da turma.

CONCLUSÃO
O desenvolvimento do projeto baseou-se na aplicação de uma metodologia para ensinar geometria no Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries), com uso do dos recursos midiáticos, a qual visou a participação ativa dos alunos em sala de aula através da construção e utilização de modelos concretos que estimularam a criatividade dos alunos, a intuição e dedução de propriedades geométricas.
Com esse trabalho foi proposto uma nova metodologia para o ensino da geometria, uma proposta que traz os recursos midiáticos como meios para uma aprendizagem mais prazerosa e significativa dos problemas da geometria.
Durante o desenvolvimento do projeto os alunos se depararam com alguns desafios que deveriam solucionar através de pesquisas na prática do meio em que vivem como ferramenta motivadora para que o aluno construísse sua própria aprendizagem
Foi importante observar a interação aluno-computador, aluno-aluno de forma geral e do aluno-professor. Também como se processou os váriosconceitos da geometria plana, isto é, do abstrato para o concreto.Com isso esperamos que o aluno veja a escola como um local onde ele pode ser o agente de interação e manipulador de equipamentos e das informações que a escola pode oferecer. Espera-se que outros educadores possam lançar mãos deste trabalho para estimular disseminar e democratizar o uso de computadores por parte dos professores de matemática, e que o aluno sinta a necessidade de explorar e pesquisar novas tecnologias, adquirindo assim a competência para inserir-se com as tecnologias hoje existentes no mercado de trabalho.

Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades do projeto,os alunos adquiriram a competência de desenvolver cálculos de área, perímetro e capacidade de sólidos geométricos, internalizando a importância da geometria no desenvolvimento da sociedade.
Foi comprovado que os alunos adquiriram a competência de desenvolver cálculos de área, perímetro e capacidade de sólidos geométricos, internalizando a importância da geometria no desenvolvimento da sociedade. Percebeu-se também grande interesse da turma; aquisição do conhecimento, demonstração de habilidade na construção dos sólidos geométricos, ocorrendo momentos importantes de interação entre os estudantes.
A avaliação se deu através da observação, o desprendimento de cada grupo no desenvolvimento de suas atividades, a colaboração na aquisição e organização dos materiais necessários, a habilidade, interesse e criatividade dos alunos. Considerando também a aquisição do conhecimento. Concluímos que os objetivos foram alcançados.


BIBLIOGRAFIA.


projetogeoespacial.blogspot.com/ acesso em 25/09/11


pt.wikipedia.org/wiki/Geometria acesso em 25/09/11

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